• rodriguesmaia

Mercado imobiliário: Crescimento em meio a crise

Segundo uma pesquisa recente, divulgada no dia 02 de julho de 2020, feita pela BRAIN Inteligência Corporativa, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), mesmo com as incertezas geradas pela pandemia do COVID-19, o mercado imobiliário ficou mais aquecido.

De acordo com os dados da amostragem, das pessoas que penavam adquirir um imóvel, 22% efetivaram a compra no mês de junho, seis pontos percentuais a mais que março e três superiores a abril, com destaque para as regiões Sul e Centro-Oeste, que obtiveram um crescimento acima de 20% cada. A região Sudeste se manteve estável: de 26% em março para 25% em junho.

Para o arquiteto Alberto Dávila, do escritório Dávila Arquitetura, no momento da pandemia podemos observar uma queda acentuada da bolsa e isso favorece o investimento em imóveis, seja para revenda, após valorização, seja para aluguel, que, mesmo em níveis historicamente baixos, ainda suplantam o rendimento básico de aplicações de menor risco no mercado.

“Outro fator que explica a relativa tranquilidade do mercado imobiliário em comparação com outros, durante a pandemia, é que, confinadas em suas casas – e isto vale especialmente para a classe média – as pessoas começaram a perceber melhor a qualidade de suas moradias.

Ou seja, muitas pessoas perceberam que, seja pelo contexto, seja em função de um olhar mais cuidadoso, mais atento, suas residências não eram satisfatórias, não tinham as qualidades, as funções necessárias para enfrentar os próximos anos, o que é motivador para a procura de uma nova moradia”, relata.

Com a procura por novos imóveis, aquece o setor, como o da arquitetura, que vem tocando projetos normalmente.

Como o caso do escritório Dávila, que está recebendo várias novas solicitações, mostrando que o mercado ainda dá sinais de confiança no futuro e pensando em novos empreendimentos.

“Pode ser que tudo mude daqui a algum tempo, que não sabemos afirmar quando, mas no momento, o fluxo está quase normal”, explica Alberto Dávila.



1 visualização

ENDEREÇO

Av. Giovanni Gronchi, 6195. Conj 1010
São Paulo, SP 05724-003

CONTATO

Tel: (11) 3578-5730

Email: consultoria@crediimob.com.br

SIGA-NOS

  • Facebook
  • Instagram

© 2020 Copyright - Crediimob