rodriguesmaia
Especialista fala sobre a importância da arquitetura para os imóveis comerciais
Os projetos de arquitetura e decoração têm o poder de despertar sensações e sentimentos desde a organização dos espaços até a escolha da iluminação. Por isso, nos imóveis comerciais é fundamental que haja esse planejamento para proporcionar um ambiente agradável aos clientes e contribuir com as vendas, além de fortalecer a marca.
É o que acredita Lauren Muraro, arquiteta de Sorocaba (SP) especialista em reformas e interiores com ênfase comercial e corporativa. "A arquitetura tem um papel fundamental para reforçar a intenção da marca e é responsável pelo bem-estar dos clientes, por isso interfere diretamente nos resultados das vendas." Segundo ela, é importante que o cliente do estabelecimento seja o centro do projeto. "O que ele almeja, quais as sensações que nós, profissionais, acreditamos que ele gostaria de sentir quando entrar no espaço e quais são os ângulos de interesse na perspectiva", orienta a arquiteta. Os acabamentos, as texturas, as cores, as decorações e outros aspectos são determinados a partir desse "diagnóstico" do público. Essas escolhas também são influenciadas de acordo com o objetivo do empresário.
Lauren diz que os estabelecimentos que desejam manter o consumidor por mais tempo no local, por exemplo, devem se atentar ao uso de iluminação indireta, mobiliário confortável e revestimentos aconchegantes, pois são elementos que favorecem o ambiente para alcançar esse resultado.
Além do perfil do cliente, a profissional afirma que os projetos comerciais devem levar em consideração a comunicação e a identidade da empresa para que a linguagem e a arquitetura estejam alinhadas, fortalecendo a marca.
"Estamos numa época em que, mais do que nunca, a busca da experiência está em todo lugar. Quanto melhor a experiência do cliente, maior o sucesso. Existem investimentos intangíveis que são essenciais para conquistar o resultado desejado pela marca, não apenas em termos de retorno financeiro, mas também na fidelização e identificação do cliente com a mesma", avalia.
Tendência
A arquiteta Lauren Muraro revela que uma das tendências para os estabelecimentos comerciais é a criação de espaços que garantam boas fotos para os frequentadores. "Surpreender o cliente com novas sensações e espaços de interação instagramáveis são imprescindíveis num projeto contemporâneo", pontua a especialista.
Preocupado em promover experiências para seus clientes e atento à essa tendência trazida pelo mundo digital, o empresário Tuta Menezes investiu em um projeto arquitetônico para o imóvel comercial que abriga lounge, balada e terraço, no Jardim Santa Rosália, em Sorocaba.
O projeto foi pensado para que o estabelecimento fosse facilmente reconhecido pelas pessoas em qualquer foto. Para isso, os proprietários apostaram em um lounge com móveis confortáveis, quadros modernos, parede de pedras, piano de cauda e prateleira gigante exibindo as bebidas; hall com grandes espelhos para selfies; e terraço com vegetação e parede verde iluminada.
"O negócio tem que ser construído de um jeito que todos os setores se conversem: desde a criação do nome, a logomarca, as cores da marca, o conceito que será transmitido para as pessoas e, na sequência, o projeto arquitetônico que converse com tudo isso", afirma o empresário.